Quando o tema é a educação de nossos filhos, muitos questionamentos povoam nosso pensamento e tornam muito difíceis as nossas escolhas.
Como mãe, tais perguntas fizeram parte de minha rotina quando estava à procura da escola ideal para meu filho e estes questionamentos estão cada vez mais presentes no dia a dia, agora como proprietária de uma Escola de Educação Infantil.
Observo diariamente, mães inseguras com o tipo de educação e formação de seus filhos e milhares de questionamentos acerca dos métodos de ensino que utilizamos. Tecnicamente, existem inúmeras concepções filosóficas que norteiam a prática pedagógica na Educação Infantil, porém inserida nesse contexto, a ferramenta mais assertiva e poderosa que encontramos na literatura atual é “a brincadeira”. É unânime entre os estudiosos que o ser humano aprende e apreende melhor o que lhe é proposto, quando se está imerso nesse processo e isso serve tanto para as crianças, quanto para os adultos.
Que maravilha seria se pudéssemos aprender, em qualquer momento da vida, de maneira lúdica, criativa e divertida.
A brincadeira deve fazer parte de todo cotidiano de crianças em idade pré- escolar. As “aulas” são realizadas através de jogos e atividades lúdicas que proporcionam o desenvolvimento de inúmeras habilidades e competências , pois é na brincadeira e através dela que a criança vivencia o mundo e estimula suas múltiplas linguagens.
Brincar é uma importante forma de comunicação e conexão com ambiente que a cerca, estimulando seu desenvolvimento de maneira integral, nos aspectos físico, emocional, social, cultural, afetivo e cognitivo, além de abrir caminho para a autonomia, a criatividade, a imaginação, a exploração de significados e sentidos que está articulada com todas as outras formas de expressão.
O processo de ensino e aprendizagem através da brincadeira é estabelecido pelos objetivos a que se deseja alcançar em cada atividade. Antes de propor um jogo ou favorecer condições para a brincadeira, o professor deve ter claro quais competências aquela atividade irá atingir e se ela se adequa às necessidades de cada objetivo. Essa concepção de ensino, tem mudado muito a prática pedagógica de transmissividade de conteúdos, onde o professor era o detentor exclusivo do conhecimento e o aluno era o mero receptor.
Na Escola de Educação Infantil Villa Nalin, a criança brinca o tempo todo, e os conteúdos são desenvolvidos de maneira intrínseca, ou seja, ela aprende sem precisar ficar sentada o tempo todo na cadeirinha segundo um protocolo antigo de educação. A brincadeira abre caminho e cria condições para uma transformação significativa da consciência infantil, pois exige da criança formas mais complexas de interagir com o mundo.
De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil, todas as crianças têm o direito de brincar em todos os espaços de seu convívio e principalmente na Escola.
Ana Lúcia Nalin