Julia de 5 anos interessou- se pela escrita da palavra ovo, mas antes de sanar sua curiosidade a Professora Carol Seminário trouxe inúmeros questionamentos sobre a exploração desse alimento tão fascinante e que traz muitos aprendizados.

De fato as crianças trouxeram informações valiosíssimas a respeito daquilo que imaginavam conhecer. Julia e os amigos da turma além de conhecerem a escrita da palavra OVO, tiveram a incrível oportunidade de explorarem com certo aprofundamento acerca de uma simples e pequena palavra.

Essa atividade não estava programada, nem tampouco planejada, porém o olhar atento da professora e a curiosidade trazida para o momento, propôs uma reflexão e a investigação daquela caixinha de surpresa.

Imediatamente a Professora Carol levou as crianças ao refeitório e solicitou os tipos de ovos presentes na cozinha. Conseguiu então o ovo de galinha e o ovo de codorna; à partir daí a imaginação das crianças foi ganhando corpo e suas indagações ampliavam as possibilidades de tornar significativo aquele momento.

Exploraram as diferenças de tamanho, cor, texturas, cheiro, gosto, conteúdo, proporção, forma geométrica e acreditem, descobriram que o ovo não nasce da terra e nem tampouco do mercado rsrs.

As crianças ficaram encantadas com tantas coisas que conheceram ao longo daquela atividade e a Professora certa de que esse é o melhor caminho a ser percorrido para o compartilhamento e as trocas de experiências.

Essa foi uma simples vivência que demonstra a concepção de ensino da qual a Escola Villa Nalin verdadeiramente acredita, pois dessa maneira a criança é o centro do processo de ensino/aprendizagem e o olhar atento, a escuta e expertise da Professora tornam essa prática rica em elementos para que o aprendizado seja participativo, divertido e significativo.

Olhamos no presente, aquilo que desejamos no futuro. – Ana Lúcia Nalin

Leave Your Reply